sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Nova Iorque, parte II



























Regressei a Nova Iorque 10 anos depois da primeira passagem. A cidade mudou e eu também. Mais rugas no meu caso, mais operacões plásticas para quem nunca adormece. Tudo documentado em fotografia para ter a certeza que o tempo não engana.
Desde logo os trágicos acontecimentos de Setembro de 2001 que deixaram uma gigantesca clareira onde antes estavam duas torres que chegaram a ser as mais altas do mundo. O espaco impressiona e tenho alguma dificuldade em imaginar aquelas toneladas de ferro, sem ordem ou razão, espalhadas entre incontáveis nuvens de pó. O drama visto em directo na CNN figura no meu imaginário como uma pintura surrealista. Ainda hoje não consigo acreditar que aconteceu e por mais anos que viva não esquecerei a imagem de pessoas em queda livre para a morte. Foi este o sentimento que me acompanhou enquanto olhava para o céu e via o sol anteriormente encoberto.
Voltei, tal como 10 anos antes, a ter a sensacão que Nova Iorque é o centro do mundo. Se acontece, deve ser por ali. 10 milhões de almas que vieram dos quatro cantos do mundo e que ali, no meio da confusão, parecem nunca andar perdidos.
A pedir o pequeno-almoco ou na fila para o metro. Rápido e sem tempo para pensar. Um bailado imenso que dura 24 horas por dia. Até me senti mal por andar com as mãos nos bolsos...
A mistura de culturas é absolutamente única. Entre taxistas e empregados de mesa, não encontrei uma única pessoa nascida em Nova Iorque. Quase que arriscaria "nascida nos E.U.A".Todos os caminhos levam à "Big Apple". Quem disse Roma enganou-se.
Desta vez, ao contrário do que havia feito em 2000, a minha lista de "hot spots" era bastante reduzida. Queria misturar-me e viver como os locais em vez de estar nas intermináveis filas para tudo. Tinha um desejo muito particular de passar no paredão com vista para a ponte de Brooklyn onde Woody Allen filma metade dos seus filmes. É umas das imagens de marca de Nova Iorque e também do carismático Allen. Gosto da sensacão do "onde é que já vi isto?".
Com tantos estrangeiros e ruas que fazem parte do nosso imaginário cinematográfico, é preciso um esforco extra para ter a sensacão de turista. Fiquei no entanto com o amargo de boca de não ter visitado o Metropolitan. Estava nos planos mas a patinagem no gelo baralhou tudo e comeu o tempo.
Certa noite, atravessava o Central Park a caminho de casa enquanto absorvia a envolvente. Do outro lado da estrada estava o famoso edificio Dakota onde Lennon foi assassinado (e onde Marylin Monroe viveu). Yoko Ono, que ainda lá vive, estaria certamente a preparar o seu chá de tília. Olho em frente e vejo Matt Dillon com um saco de compras de uma loja de conveniência. Segui o meu caminho. Estava em Nova Iorque.
O guia da Lonely Planet, esse fiel companheiro, deu-me uma dica fantástica que aproveito para partilhar: o ferry para Staten Island! Parte da zona sul de Manhattan (perto de Wall St, Ground Zero, etc) e durante 1h (30 minutos para cada lado), oferece uma vista fantástica da zona sul da ilha de Manhattan (também imagem de marca de muitos filmes), da ponte de Brooklyn e da estátua da liberdade. E, muito importante, grátis.
A minha estadia em Nova Iorque ocorreu durante a passagem de ano. As luzes de Times Square brilham um pouco mais. A confusão é grande e as horas de espera são imensas. Como não tenho muita paciência para carneiradas, resolvi reduzir ao máximo a estupada ao frio para ver lá ao fuuuuuundo uma bola a cair em Times Square. Não é a minha praia.
Os restaurantes e bares da zona aproveitam a fama do local nessa noite para cobrarem alguns salários mínimos por uma entrada. Fica aqui, também por isso, uma palavra para o Manhattan Club e para a bexiga do porteiro que, numa conjugacão perfeita dos astros, deixaram a porta livre na altura em que eu passava por lá. Sem saber bem como, algumas horas depois estava a dancar o New York, New York com uma grupo de irlandeses e escoceses que faziam naquele bar a sua festa privada com vista para Times Square. Gente acolhedora esta malta das ilhas que nunca recusa oferecer uma cerveja. Umas horas bem passadas ao custo do ferry de Staten Island. Manhattan para todas as carteiras.
Desta vez regressei sem a sensacão de despedida. Lisboa tem óptimas ligacões a Nova Iorque (com a TAP) e num saltinho de 6 horas estamos de novo no centro das luzes e da accão. O regresso está marcado...e o Metropolitan também.

1 comentário:

  1. "Nova Iorque é o centro do mundo", sem dúvida...

    Tenho saudades!!!! E da próxima vez vou com gelo!! ;)

    ResponderEliminar