sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Paris













Como se pode ver pela qualidade da fotografia, a minha passagem por Paris aconteceu em 1946.
De Gaulle regressava de Londres onde, diz quem ouviu, fazia discursos fascinantes pela onda média da BBC. Nem uma só bala raspou naquele casaco cheio de medalhas mas, segundo consta, o camarada foi um herói de guerra. Coisas que os livros de história não explicam.
Paris dizia eu.
Hoje pensei em lá voltar e por isso apeteceu-me passar por aqui.
Devo dizer que adorei Paris. Se a memória não me falha, França foi o quinto país que visitei, depois de Espanha, Inglaterra, Alemanha e Suiça. Estava verdinho nestas coisas e não expremi Paris como devia. Nem a Monalisa fui ver...Mon Dieu!!
Mas bati sola como gente grande. A parte mais antiga de Paris (dos Campos Elisios para baixo) é lindissima (e enorme!!). A zona nova, cujo nome francamente não me lembro (Le Defense será?), não traz nada de novo. Prédios altos e espelhados...podia ser em Frankfurt, Londres ou Lisboa...ninguém dava pela diferença.
Foi em Paris que assisti pela primeira vez a um fenómeno chamado "utilização de jardins públicos". Estava habituado a ver em Lisboa o clássico "NAO PISAR A RELVA" e foi com algum espanto que observei centenas de pessoas nos Jardins do Luxemburgo. Um espaço enorme, muito bem cuidado onde Parisienses deitados na relva aproveitavam o Sol, liam um livro ou punham a conversa em dia. Miúdos utilizavam as fontes como ancoradouros de pequenos barcos e um pouco por toda a parte havia vida e movimento. Talvez seja essa a minha maior recordação de Paris: uma cidade cheia de vida.
Claro que passei por alguns "checkpoints" obrigatórios: o Sena, Notre-Dame, Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Fouquet, Montmartre, etc mas ainda assim saltei uns quantos.
O já referido Louvre, o Moulin Rouge (na altura não tinha dinheiro para lá entrar) e o palácio de Versailles, entre outros.
Este último (Versailles) custou-me particularmente. Não só fui roubado no caminho para o palácio perdendo todo o dinheiro que tinha para lá chegar, como fiquei sem documentos para voltar a Lisboa. Quem me mandou ser maçarico e andar no metro com a mochila virada para trás? Enfim...vivendo e aprendendo.
O processo que se seguiu...polícia, embaixada de Portugal e a funcionária muito chateada porque estava a 15 minutos de sair e tinha que levar a esfrega de ajudar um cidadão português a regressar a casa, também dava uma bela história, mas fica para outras núpcias.
Uma nota para os camaradas franceses...não esbanjam simpatia e falar inglês raramente apetece.
Ouvi uma vez o Miguel Sousa Tavares referir-se a França (numa entrevista) como um pais lindíssimo de gente insuportavel. Eu não diria tanto mas acrescento que a minha vontade de regressar se prende mais com o Louvre do que com os Jean Pierre...

Sem comentários:

Enviar um comentário