quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Paris II
















Regressei de Paris há poucos dias e pensei em fazer um adenda ao primeiro texto, algures ali em baixo, mas concluí que isso seria uma asneira.
Voltei à cidade luz 8 anos depois da minha primeira e única visita. A opinião que tenho hoje é substancialmente diferente, para melhor.
Paris é uma cidade de inquestionável beleza arquitectónica, cheia de vida e carregada de história. Tudo certo, tudo óbvio e descascado na primeira passagem. Ainda assim, sem que eu consiga explicar porquê, nunca esteve na minha lista de prioridades. Por aí se justificam os 8 anos...
Desta vez tudo foi diferente. Terão sido os olhos, mais velhos necessariamente, a apreciar melhor a cidade? Provavelmente.
Dediquei-me um pouco mais à gastronomia, "desporto" que aprecio em cada passagem no sul da europa excepto nas visitas a nuestros hermanos. Aliás, a este propósito gostava de perceber porque é tão apreciada a cozinha espanhola? Não é que eu conheca o país todo mas já passei por Barcelona, Madrid, Cádiz, Sevilha, Valência, Málaga, Granada, Saragoca e Pirinéus e ainda estou para descobrir algo diferente de arroz no tacho, carne e peixe frito, pão, pão e pão. Li algures que San Sebastian é a meca da cozinha espanhola. Lá irei mas por favor, se pão com queijo e presunto é "gourmet", o Alentejo inteiro deveria estar no guia Michelin.
Mas voltando a Paris.
Escolhi o "quartier latin" como base e não me arrependi. A Notre Dame estava a 2 passos, o Louvre a 3. O Panteão e a escola do Sócrates na rua do lado. Ainda o procurei para uma troca de impressões e um café au lait, mas não aconteceu...
Come-se bem em Paris. Não tem que ser elaborado ou caro. É simplesmente bom.
O turismo deve ser a maior fonte de receita local. Franca está sempre no top 2 de países mais visitados do mundo (com os EUA) e Paris será certamente o destino preferencial. Há hordas de turistas por todo o lado mas a cidade está bem preparada. Hotéis e transportes funcionais.
Paris junta a sua riqueza histórica e beleza imperial (os excessos dos vários imperadores fazem hoje as delícias dos visitantes) a um pormenor, pelo menos para mim, importante: o céu azul.
Uma coisa é visitar o Big Ben carregado de nuvens, outra é subir à torre Eiffel debaixo de um cortinado azul celeste.
Há uma discussão constante sobre a cidade mais cosmopolita da europa. Londres ou Paris? Berlim?
Passei várias vezes por Londres e apenas uma por Berlim, contudo, hoje não tenho qualquer dúvida. Como diz uma amiga minha: "Há Paris...e depois as outras".
O ambiente é mais descontraído e alegre. Os pubs escuros são substituidos por esplanadas. As nuvens dão lugar ao céu. E...com maior ou menor conservacão, cada rua é uma obra de arte, cada edifício um monumento. A cidade é bonita. Ponto final.
Não consigo perceber porque engonhei tanto para lá voltar.
Claro que este encanto é válido para a cidade. Apenas. Os subúrbios são outro planeta.
Mas enfim...ninguém vai a Lisboa para conhecer Odivelas certo?

Sem comentários:

Enviar um comentário