segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Barcelona, o melhor xixi da Europa








Ao fim de 3 passagens por Barcelona a primeira conclusão que importa partilhar é que, como se vê, não tenho uma única fotografia da Sagrada Familia. Mas tenho várias de tascos. Não se pode ter tudo...
Como diz um dos camaradas exposto ali em cima: "Barcelona deve ter as casas de banho mais limpas do mundo". E isto porquê? Porque ninguém as usa. O aperto vem e a parede alivia.
Isto aplica-se na perfeicão ao bairro escolhido para poiso: El Raval.
Faz o Cais do Sodré parecer o jardim botânico de Lisboa.
Retirando esse pormenor, adorei Barcelona. Há gente na rua, muita animacão, bairros lindíssimos (como por exemplo o Gótico) e uma antiga lixeira transformada em cidade olímpica à beira do Mediterrâneo.
Os jogos olímpicos de 92 deram uma nova cara à cidade e o resultado é, nos dias de hoje, uma zona de lazer absolutamente incrivel. Poucas serão as cidades que albergam tudo o que Barcelona tem para oferecer: cultura, diversão, história, ligacões e o mar (em condicões de ser usado pelos habitantes!) a dois passos. E tudo isto num "melting pot" (à la Lonely Planet) de nacionalidades.
Barcelona é uma espécie de Amsterdão, mas melhor. Quem tem um mar quente à porta de casa, tem quase tudo.
Não há muito a dizer sobre a gastronomia...decididamente não percebo o fascinio de pão com pão. Já se for pão com caldo, ovo escalfado, uma posta de bacalhau e coentros, tudo bem.
Esta última passagem por Barcelona coincidiu com o "dia da Catalunha" ou qualquer coisa desse género. O dia oficial para dizerem que não são espanhóis.
Acho curiosa esta determinacão dos Catalães. Reza a história que enquanto Castela andava à pedrada com a Catalunha, nós desenrascámos o nosso cantinho. Ficamos a dever-vos uma rapaziada.
Mais 2 ou 3 Kosovos e Madrid terá que fazer contas à vida.
É um facto que não passei na Sagrada Família desta vez mas também não me parece grave. Há mais de um século que estão a tentar acabá-la e o prazo está em 20 - 40 anos. Como diria o meu avô..."há teeeeempo".
Barcelona é o escape ideal para um fim-de-semana (seja qual for o programa) e para nós Portugueses, mesmo ali ao lado e com vôos a 40 euro, não há desculpa.
Vai directamente para a lista das "sempre que conseguir".

Sem comentários:

Enviar um comentário