quarta-feira, 24 de abril de 2013

Billund, o pasto mais espectacular da Dinamarca



























Billund poderia ser um pasto perdido no meio do gelo. Podia, mas não é.
6000 almas e um aeroporto “Ryanair” que fazem a vida rodar em torno de 3 espacos: a fábrica da Lego, o parque temático e o parque aquático.
Nunca, mas nunca, em momento algum da história te sentarás num café, cansado de uma longa jornada e, depois de pousar a mochila, pedir um guaraná e meter conversa com o viajante do lado, ouvirás: “fui a Billund sozinho”. Não acontece.
Não existe qualquer motivo para que um viajante, por mais fascinado que seja por pastos dinamarqueses, passe mais do que 10 minutos em Billund.
Reparem que inauguro aqui um espaco onde trato quem está desse lado por "tu". Jesus inspira-me. O nosso, não o outro. "Muitan fortes na zona de decisão!"
Agora…se fores Pai, Mãe ou Avô, bom, aí tudo muda de figura. Billund é um paraíso encantado para os miúdos.
O parque aquático (coberto), apesar de ser muito giro, talvez não seja um “must” para quem vem do Sul, afinal, Sol não falta por esses lados. Ainda assim é uma experiência diferente. Na Escandinávia é normal criar espacos fechados onde se possam fazer actividades de verão. Se dependerem da temperatura exterior, talvez consigam tomar banho no mar 7 dias por ano....
O parque temático da Lego, contudo, venhas do Sul ou do Norte, é absolutamente fantástico e imperdível. O nível de detalhe e o bom gosto são impressionantes. Há N actividades para criancas. Barcos com Vikings, piratas, canhões de água, escola de conducão, vários comboios, aviões, montanha russa, castelos, lagos, etc. Correr atrás dos miúdos num sítio destes é exercício para um mês mas, por outro lado, cada sorriso é uma medalha.
Para mim, que sou um fã do Lego, confesso que corri com gosto. As réplicas espalhadas por todo o parque  são extraordinárias.
Há claro, como em tudo, uma vertente de negócio que me aborrece...o assalto praticado nas bilheteiras e que é indiferente ao custo de vida do país. Seja em Franca na Eurodisney ou na Dinamarca na Legoland, as marcas usam e abusam do factor “se é para o teu filho vais pagar”.
Não é um parque acessível a todas as bolsas e, embora perceba que estão ali para ganhar dinheiro, acho um abuso esta seleccão da clientela pela bolsa. Uma crianca é uma crianca e a entrada num espaco destes não deveria ser uma barreira tão grande.
Passem por lá um dia com a miudagem, não se vão arrepender.

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